No próximo dia 22 de maio, pelas 14h, José Manuel Santos, Professor Titular de História do Brasil e Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, fará uma conferência no IEB sobre O Brasil de Felipe III (II de Portugal): castelhanização ou pragmatismo? Eis um resumo da conferência:
Tradicionalmente, o reinado de Filipe III (II de Portugal), situado entre os muito mais importantes de seu pai e filho, tem sido interpretado como um período sem importância, caracterizado pela Pax Hispanica e liderado por um rei piedoso com pouco interesse em questões políticas. No entanto, no que diz respeito a Portugal e suas conquistas, e especialmente em relação à América portuguesa, esse foi um período muito importante, no qual foram realizadas reformas substanciais que perdurariam por muito tempo. Esta palestra tratará dessas questões e veremos se alguns aspetos, considerados como tentativas de Castela de impor sua política, foram antes o resultado do pragmatismo e das demandas locais.
José Manuel Santos é Investigador Principal do Grupo de Investigação Reconhecido (GIR) “BRASILHIS: Historia de Brasil y el Mundo Hispánico en perspectiva comparada”. Dirige também a base de dados “BRASILHIS: Redes y circulación en Brasil durante la Monarquía Hispánica” e o “BRASILHIS Dictionary: Diccionario de Brasil en la Monarquía Hispánica”. É IP do projeto “Intercambios culturales, transculturación y castellanización en el Estado do Brasil y el Reino de Portugal durante la Monarquía Hispánica”, e dirigiu no passado numerosos projetos de investigação nacionais e internacionais, como o “Proyecto Resgate España” ou o “Atlas of Dutch Brazil”. Publicou 14 livros (entre monografias e livros coletivos) e mais de 50 artigos e capítulos de livros. As suas últimas publicacões são o livro Salvador de Bahía, 1625. La “Jornada del Brasil” en las noticias las relaciones y el teatro (com Irene Vicente e Enrique Rodrigues-Moura) e 1822: Independencia, primeiro volume da trilogia Brasil: 1822-1922-2022. Outras publicacões são: El Desafío Holandés al Dominio Ibérico en Brasil (editor com George Cabral de Souza), Historia de Brasil: una interpretación (tradução da obra de C G. Mota e Adriana Lopez); Brasil na Monarquia Hispânica. Novas interpretações (editor com Kalina Silva e Ana Paula Megiani), ou Redes y Circulación en Brasil durante la Monarquía Hispánica (editor, com Ana Paula Megiani e José Luis Ruiz-Peinado); Histórias Conectadas – Ensaios sobre História Global, Comparada e Colonial na Idade Moderna (Brasil, Ásia e América Hispânica); a versão em espanhol do Diálogo de las Grandezas de Brasil (com a colaboração de Sylvia Brito).
A conferência do Professor José Manuel Santos é um evento conjunto do Instituto de Estudos Brasileiros e do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da FLUC.