Abel Barros Baptista dará, na próxima quinta-feira, dia 22 de fevereiro, pelas 11h, uma aula aberta no IEB sobre Carlos Drummond de Andrade, intitulada “O primeiro livro: alguma poesia, algum poeta”. Abel Barros Baptista é a figura mais destacada dos estudos brasileiros em Portugal. Professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, ensina literatura brasileira na sua Faculdade desde 1986. Aí se doutorou em 1996 com a tese Autobibliografias. Solicitação do livro na ficção de Machado de Assis (Lisboa: Relógio d’Água, 1998; Campinas: Editora da Unicamp, 2003). A sua dissertação de mestrado em Estudos Literários Comparados, na mesma universidade, foi também dedicada a Machado de Assis: Em nome do Apelo do nome. Duas interrogações sobre Machado de Assis (Lisboa: Litoral, 1991; Campinas: Editora da Unicamp, 2003, edição revista, com o título A formação do nome). O conjunto do seu trabalho machadiano disperso e ainda um estudo inédito sobre Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado no volume Três emendas. Ensaios machadianos de propósito cosmopolita (Campinas: Editora da Unicamp, 2014). Na mesma Editora da Unicamp, publicou um conjunto de ensaios sobre literatura brasileira e o seu ensino em Portugal, O livro agreste. Ensaio de curso de literatura brasileira (2005).
Na sua actividade de divulgador da literatura brasileira em Portugal, além de numerosos cursos, conferências e participações em colóquios, destaca-se a direcção da colecção Curso breve de literatura brasileira, nos Livros Cotovia, 14 volumes publicados entre 2005 e 2007.
A aula aberta de Abel Barros Baptista integra-se na programação do Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa, cuja disciplina de Literatura Brasileira é este ano dedicada a Drummond. Mais informação sobre a aula aberta, aqui.