Todos São Palco e o “Godot” do Teatro Oficina

Godot

 

Tem estado a decorrer, desde meados de setembro, o festival Todos são Palco, a Mostra de Teatro Brasileiro do Teatrão, que decorre de dois em dois anos em Coimbra. Este ano, a mostra alargou-se a várias outras cidades do país, de Matosinhos, no norte, até Loulé, no Algarve.

Amanhã à noite, no Convento São Francisco, em Coimbra, o Teatro Oficina encerrará a mostra com a sua encenação de Esperando Godot, de Samuel Beckett, com encenação de José Celso Martinez Corrêa. Um espetáculo a não perder.

Sérgio de Carvalho no IEB

sc3a9rgio

Sérgio de Carvalho, dramaturgo, encenador e pesquisador de teatro, professor na Universidade de São Paulo na área de dramaturgia e crítica, fará hoje, pelas 19h, uma conferência na sala do Instituto de Estudos Brasileiros sobre “Teatro e Sociedade no Brasil Colónia”.

Fundador da Companhia do Latão, grupo teatral de São Paulo, é, desde 2018, também diretor do tusp, Teatro da Universidade de São Paulo e vice-diretor do Centro Universitário Maria Antonia. Foi professor de teoria do teatro na Unicamp entre 1996 e 2005 e da Escola Livre de Teatro de Santo André, entre 1992 e 1993. Tem mestrado em Artes na USP (1996), com dissertação sobre o crítico Anatol Rosenfeld. Tem doutoramento em Literatura Brasileira na USP (2003), com uma tese sobre o teatro modernista em São Paulo.

Na sua conferência no IEB apresentará vários estudos, ainda em desenvolvimento, sobre formas de teatralidade no Brasil entre os séculos XVI e XVII.

São Palco: o Brasil em cena em Coimbra

Imagem de 07-09-22 à(s) 13.31

Começa hoje, no âmbito alargado das celebrações dos 200 anos de independência do Brasil, a mostra SÃO PALCO. Teatro Brasileiro em Portugal, que traz a Coimbra e outras cidades portuguesas um conjunto significativo de companhias teatrais brasileiras. Este ciclo tem como curador Jorge Louraço Figueira, dramaturgo, encenador e professor na ESMAE, doutorado em Estudos Artísticos pela FLUC. O ciclo conta com a colaboração do Instituto de Estudos Brasileiros, que acolhe hoje o debate “Onde está o Nordeste?”, antecedendo o primeiro espetáculo, A invenção do Nordeste, pelo Grupo Carmin, no Teatro Académico de Gil Vicente, pelas 21h30m.

O teatro é uma das áreas mais efervescentes da cena artística brasileira, razão pela qual não faltarão motivos para que quem se interesse por teatro, ou pelo Brasil, se desloque a uma das salas que em Coimbra receberão espetáculos ou debates.