A Queda do Céu: o IEB no Dia Aberto da FLUC

Cartaz.indd

No próximo dia 19 de abril, a FLUC comemora o seu Dia Aberto. Explorando a coincidência de esse dia ser no Brasil o Dia dos Povos Indígenas, o IEB assinala a data abrindo a sua sala para um evento que durará todo o dia e que terá o título geral A Queda do Céu, remetendo para o livro de Bruce Albert e Davi Kopenawa, que será exposto na mesa grande do IEB, podendo ser consultado pelos visitantes. Além disso, por generosa cedência da galeria Vermelho, galeria da fotógrafa Claudia Andujar, que fez ao longo de décadas fotos dos Yanomami, serão expostas algumas das suas fotos mais emblemáticas, bem como palavras, frases e textos em tupi, acompanhadas da sua tradução para português.

Serão ainda exibidos dois filmes, seguidos de debate:

Índio cidadão? (2014) – de Rodrigo Siqueira, 52 min (início às 10h30m)

Sinopse: O filme apresenta um resgate histórico audiovisual da participação do movimento indígena na Assembleia Nacional Constituinte (1987-88) e entrevistas com memórias dos coordenadores da União das Nações Indígenas – Ailton Krenak e Álvaro Tukano – e de lideranças que participaram ativante dessa mobilização como Davi Kopenawa, Mario Juruna, Moura Tukano, Paulo Paiakan, Pirakumã Yawalapiti e Raoni Metuktire. O momento marcante deste processo é a intervenção de Ailton Krenak no Plenário em defesa da emenda popular com a proposta de capítulo dos direitos dos Povos Indígenas.

A última floresta (2021) – de Luiz Bolognesi, 76 min (início às 14h)

Sinopse: O xamã Davi Kopenawa Yanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade, que fica localizada em um território Yanomani, isolado na Amazônia. Os jovens, contudo, ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos.

Além desta programação serão ao longo do dia ouvidas músicas e canções de algum modo relacionadas com os povos indígenas brasileiros.

O Instituto de Estudos Brasileiros terá muito gosto em contar com a sua visita.

Paulo Franchetti: curso breve na BGUC

IMG_2887IMG_2896

Paulo Franchetti ontem, na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, lecionando o curso breve “Papéis Perdidos: a publicação e a docência universitária”, co-organização do Instituto de Estudos Brasileiros, da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, da Imprensa da Universidade de Coimbra e do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura. As fotos, que agradecemos, são de José Mateus.

Uma breve entrevista com Paulo Franchetti, na página da Universidade de Coimbra.

Colóquio no IEB: reportagem (III)

© Tiago Santos

© Tiago Santos

© Tiago Santos

© Tiago Santos

Por fim, algumas imagens da sessão da tarde de dia 7. Ao cimo, à esquerda, Osvaldo Manuel Silvestre; à direita, Abel Barros Baptista. Em baixo, um momento de debate, à direita, e, à esquerda, alguns estudantes de pós-graduação, de entre o público. As fotos são de Tiago Santos.

Colóquio no IEB: reportagem (I)

© Tiago Santos

© Tiago Santos

© Tiago Santos

 

 

© Tiago Santos

Teve lugar no IEB, nos passados dias 6 e 7 de Outubro, o colóquio “O conceito de literatura brasileira”, primeiro colóquio realizado após a conclusão das obras de requalificação da sala e primeiro dos colóquios anuais a organizar pela Rede de Professores de Literatura Brasileira em Portugal. Reproduzimos algumas fotos do evento. Da tarde do dia 6: em cima, à esquerda, Luís Bueno; à sua direita, Clara Rowland. Em baixo, à esquerda, Alva Teixeiro; à direita, alguns dos estudantes de pós-graduação que acompanharam o colóquio. As fotos são de Tiago Santos.