Nuno Ramos em Coimbra e colóquio internacional

Nuno1

Nuno Ramos (São Paulo, 1960) é um dos mais consagrados artistas plásticos brasileiros, com obra distribuída por vários géneros artísticos. É também escritor, com uma série de livros de classificação problemática, com início em Cujo (1993), tendo conquistado com Ó (2009) o Prémio Portugal Telecom de Literatura, na altura o mais importante prémio literário do Brasil.

Nuno Ramos estará na Universidade de Coimbra nos dias 28 de fevereiro e 1 de março próximos para duas intervenções, uma sobre a sua obra escrita (dia 28, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros), a outra sobre a sua obra plástica (dia 1, no Colégio das Artes).

Nos mesmos dias, da parte da tarde, a partir das 14h 30m, terá lugar na sala do Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra um colóquio internacional com o título “Nuno Ramos e a experiência dos limites”. Neste colóquio dedicado ao autor, especialistas de universidades de quatro países (Brasil, Argentina, Portugal e Suíça) abordarão a obra plástica e a obra escrita de Nuno Ramos, bem como todas as formas de exploração dos limites do artístico e da escrita (o cartaz do colóquio é de Ana Sabino, responsável pela imagem gráfica do IEB).

NunoRamos-cartazColoquio-WEB

O evento é patrocinado pelo Instituto de Estudos Brasileiros, pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, pelo Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUC, pelo Colégio das Artes e pelo Centro de Literatura Portuguesa.

As informações sobre o evento, inscrições e certificação de presenças, irão sendo atualizadas nos próximos dias.

“A língua no meio do caminho”: colóquio na FLUP

v2_20cartaz_20A20lc3adngua20no20meio20do20caminho

Terá lugar esta semana, nos dias 15 e 16, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o colóquio nº 3 da Rede de Professores de Literatura Brasileira em Portugal, com o título geral “A língua no meio do caminho”, com coordenação geral de Joana Matos Frias. Transcrevemos um excerto do programa do evento, cujo segundo dia será dedicado a João Guimarães Rosa:

Desde a sua formação em 2015, a Rede de Professores de Literatura Brasileira em Portugal tem procurado promover a colaboração entre os docentes da área, os seus estudantes e respetivas universidades (Univ. de Lisboa, Univ. Nova de Lisboa, Univ. de Coimbra, Univ. do Porto e Univ. do Minho), de modo a consolidar a afirmação dos estudos brasileiros na Universidade portuguesa. Um dos sinais mais evidentes deste esforço tem sido a organização de um Colóquio anual em cada uma das universidades implicadas, com uma específica incidência temática, visando a reflexão e o debate problematizador em torno de alguns dos pontos mais nucleares de abordagem do campo literário brasileiro. O primeiro Colóquio, sobre «O conceito de literatura brasileira», teve lugar em Outubro de 2016 na Univ. de Coimbra; o segundo, dedicado a discutir «O Modernismo como obstáculo», teve lugar na Biblioteca Nacional em Novembro de 2017 e os textos dele resultantes serão publicados num dossier da Luso-Brazilian Review coordenado pelos Profs. Doutores Abel Barros Baptista e Clara Rowland; o terceiro terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto nos próximos dias 15-16 de Novembro, e será consagrado ao problema da Língua.

Mais informações sobre o colóquio podem ser obtidas aqui.

Vídeo de conferência de Abel Barros Baptista no IEB já disponível

Abel Barros Baptista fez a conferência que encerrou o colóquio “O conceito de literatura brasileira”, o primeiro da Rede de Professores de Literatura Brasileira em Portugal, que teve lugar nos dias 6 e 7 de outubro de 2016 no IEB. O vídeo da conferência, que se intitulou “Constituição do conceito de literatura brasileira como constituição“, encontra-se agora disponível na coleção do IEB no YouTube.

O Modernismo como obstáculo: colóquio em Lisboa

programa_modernismo (2)-1-1

Terá lugar, nos próximos dias 22 e 23 de novembro, na Biblioteca Nacional, em Lisboa, o colóquio internacional “O Modernismo como Obstáculo”, organizado pela Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Trata-se do segundo colóquio organizado pela Rede de Professores Portugueses de Literatura Brasileira. O primeiro teve lugar no ano transato no IEB e teve como tema “O Conceito de Literatura Brasileira”.

No dia 24 o colóquio desdobra-se num colóquio machadiano, com o título “Esse Aires. O último Machado de Assis”. Para ambos os colóquios, há inscrições para quem deseje assistir.

CARTAZMachado1CARTAZMachado1

Colóquio sobre cinema no IEB

2017-06-30 OMS Correspondencias - O Cinema entre o Brasil e Portugal - v2

No próximo dia 12 de julho terá lugar no IEB a primeira edição do colóquio Correspondências: O Cinema entre o Brasil e Portugal. O colóquio é organizado conjuntamente pelo Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o Curso de Cinema do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Conta com o apoio do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra e da linha de investigação Cinema:Teoria/Prática do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. O colóquio pretende promover uma maior proximidade e intercâmbio entre professores e pesquisadores do Brasil e de Portugal, reunindo estudos sobre o cinema produzido nos dois países, observando influências, cruzamentos, especificidades, através de quatro eixos temáticos: História, Teoria, Cultura, Cineastas.

A Comissão Organizadora do colóquio é constituída por Sérgio Dias Branco (Universidade de Coimbra/IFILNOVA/CEIS20) e Flávio Kactuz (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Mais informação aqui.

Património Cultural e Museus em Portugal e no Brasil: colóquio internacional

patrimonioculturalmuseus_mini

Decorre, de hoje até ao próximo dia 26, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o colóquio internacional “Património cultural e museus em Portugal e no Brasil: democracia, desenvolvimento e conhecimento”.  O colóquio é coorganizado pelo Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras, pelo Departamento de Ciências da Terra da FCTUC, pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 (CEIS20), pela Universidade Federal da Bahia e pelo Museu da Ciência. Mais informação aqui.

Colóquio no IEB: reportagem (III)

© Tiago Santos

© Tiago Santos

© Tiago Santos

© Tiago Santos

Por fim, algumas imagens da sessão da tarde de dia 7. Ao cimo, à esquerda, Osvaldo Manuel Silvestre; à direita, Abel Barros Baptista. Em baixo, um momento de debate, à direita, e, à esquerda, alguns estudantes de pós-graduação, de entre o público. As fotos são de Tiago Santos.